Instituto Educare

Ter acesso a bens culturais é um direito de todos. Dar acesso a esses bens é um poder que toda organização deveria exercitar.

Quem somos

O Instituto Educare é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos de natureza cultural que presta consultoria e assessoramento a empresas e entidades representativas do terceiro setor, tanto em Salvador, município sede, quanto em São Paulo.

Dentre as organizações que integram sua rede de parcerias, destacam-se: Educare Produções, empresa que atua na área de projetos culturais, educacionais e de responsabilidade social, Fundação Gol de Letra, Instituto Airton Senna, ANJ – Associação Nacional de Jornais, Fundação DPaschoal, Grupo A TARDE, Editora Globo, Vale, Norte Marketing Esportivo, Monsanto, Adidas, Novelis, AES Eletropaulo, BMW, Pirelli, AMBEV, dentre outros.

Nos seus mais de quinze anos de atuação o Instituto Educare participou diretamente ou prestando consultoria e assessoria de diversos projetos no Brasil.

Nossa Missão

Realizar projetos, inclusive através das leis de incentivo, que valorizam e desenvolvem a cidadania em todas as regiões do Brasil: esta é a missão do Instituto Educare, uma organização que trabalha em prol da transformação social.

Todos os projetos, sejam artísticos-culturais, educacionais, socioambientais ou esportivos, são customizados para a completa participação das empresas parceiras, com transparência de atuação e clareza nos resultados.

Projetos

Cuidando da Cidade

Programa de educação ambiental desenvolvida em parceria com a Estação das Formas para a Grupo Solví, empresa encarregada pela operação do aterro sanitário de Salvador. Nos seis anos de implementação o projeto atendeu a mais de 10.000 alunos.

Saúde da Mulher

O “Saúde da Mulher” é um programa desenvolvido para a Monsanto, voltado para a saúde da mulher, através de orientação e diagnóstico clínico de mulheres residentes nos municípios de Camaçari e Dias D’Ávila.

História da Bahia – Da memória impressa ao conteúdo digital

Projeto que promoveu à catalogação e organização do acervo de microfilmes do jornal A Tarde, correspondente ao período de 1912 até 2012; digitalização do conteúdo através do escaneamento dos seus microfilmes e acesso integral a este conteúdo em regime permanente mediante parceria com o Grupo A Tarde e Governo do Estado da Bahia.

Seminário sobre leis de incentivo

Evento realizado periodicamente em Salvador para empresários, profissionais das áreas de marketing, comunicação, recursos humanos e contabilidade, conhecerem um pouco mais sobre as leis de incentivo fiscal existentes no país.

Projeto Cuidar

O Projeto Cuidar é uma ação socioeducativa, direcionada para atingir as comunidades residentes nas áreas circunvizinhas à unidade industrial da BSC (Bahia Specialty Cellulose), localizada no Complexo Industrial de Camaçari.

Cineco – O Cinema Ecológico

Projeto de democratização do acesso à sétima arte a comunidades carentes de acesso a bens culturais. O projeto consiste na instalação – e doação em caráter permanente – de equipamentos de projeção, sonorização, exibição, bem como acervo fílmico em formato DVD a instituições de cunho educacional/cultural.

Projeto Ampliar

Programa desenvolvido para a prefeitura de São Sebastião do Passé que subsidiou o processo de implementação do ensino fundamental com duração de nove anos na rede municipal de ensino.

Banca da Ciência

A Banca da Ciência é um mini-espaço de experimentação científica. Ela funciona como um minilaboratório de experiências práticas nas áreas de física, química, meteorologia, biologia e astronomia. Conta, também, com uma pequena biblioteca com 50 livros sobre ciências. A Banca da Ciência também tem por objetivo estimular a construção de novos equipamentos com reaproveitamento de materiais recicláveis.

Um Século de Inovações

Projeto de instalação multimídia que utilizou a linguagem artística para estimular a reflexão e co-construção de saberes no trato das questões relacionadas aos três veículos de comunicação mais significativos ao longo da História da Humanidade: jornal, rádio e televisão.

A História da Bahia – Um Século de Jornalismo

O projeto consistiu na produção de um livro que apresentou um panorama da história da Bahia e do Brasil, tendo como testemunha ocular dos fatos o maior e mais importante jornal do Norte Nordeste.

Com estrutura física de um livro de arte, e ricamente ilustrada com fotos e capas de jornais da época, o conteúdo desta obra aborda os principais eventos jornalísticos que ocorreram nos últimos cem anos, dando ênfase àqueles que, por sua importância histórica e cultural, repercutem até os dias atuais.

Ecoteca – A biblioteca ecológica

O projeto trata da instalação, em estabelecimentos  de ensino da rede pública, de bibliotecas infanto-juvenis construídas com material reciclado, juntamente com um acervo de 500 livros de literatura geral, classificados entre os para-didáticos. Todas as unidades da Ecoteca – a biblioteca ecológica, da mesma forma que os livros, serão doados para os beneficiários, havendo, ainda, por conta do projeto, a sensibilização do(s) profissional(is) que ficará(ão) encarregado(s) por coordenar as atividades das bibliotecas em suas respectivas unidades escolares.

Ecobicicletário

Por iniciativa e com patrocínio da Duratex e Deca, o projeto Ecobicicletário foi implantado em dez municípios dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e Paraíba. Fabricado com material reciclado, esse equipamento tem por objetivo incentivar a utilização da bicicleta como meio de transporte e lazer. Além de ser uma ação de responsabilidade socioambiental.

FESAMBA – FESTIVAL DE SAMBA DE RODA DO RECONCAVO

O FESAMBA consistiu na produção de um grande evento realizado em Cachoeira-BA, que reuniu representantes dos mais diversos matizes do Samba de Roda do Recôncavo. O projeto abarcou quatro diferentes segmentos culturais, a saber: fotografia, música, audiovisual e patrimônio imaterial.

CORRIDA DO BEM

A Corrida do BEM, tem um objetivo claro: fomentar a prática esportiva mostrando a importância dela na vida das pessoas.

Buscamos ampliar a visão que considera a prática esportiva como um BEM social, um BEM ligado aos interesses das pessoas. Não só pelo aspecto do lazer e da saúde, mas também pela valorização do esporte como uma prática que ajuda na formação do caráter

Recente pesquisa realizada pelo IBGE e o Ministério da Saúde demonstrou que apenas um em cada quatro trabalhadores brasileiros pratica atividade física regularmente. Ou seja, 75% de nossa força de trabalho vive uma rotina sedentária. Algo gravíssimo para uma sociedade.

Esse projeto visa contribuir com esse processo de mudança por envolver muitos participantes e, além disso, utilizar a corrida como modalidade esportiva, pois é uma atividade bastante acessível por não necessitar de equipamentos esportivos e poder ser praticada individualmente.

Além disso, o uso da lei de incentivo, permite que esse tipo de projeto seja oferecido com um custo muito baixo para o beneficiário final, fato que democratiza o acesso ao esporte.